Bienal do Rio 2017 – Foi maravilhosa!

E mais uma Bienal chegou e passou. Só agora, depois de dois dias em casa, consegui sentar e começar a falar sobre como foi esta edição. Dormi quase 12 horas seguidas quando cheguei a Santos – só para vocês terem uma noção! Foi cansativo? Demais. Foi maravilhoso? Com toda a certeza.

Foi a quarta Bienal que compareci como autora e a terceira que estive presente em um estande próprio, o da Editora Draco. É uma sensação muito boa estar em mais uma Bienal com esta experiência, como um autora com cinco romances publicados e tantos contos em coletâneas, revistas, publicações independentes etc. De certa maneira, o medo e a timidez são menores, a carga de responsabilidade é maior, mas a felicidade de estar junto aos leitores não muda: é sempre mágico apresentar meus livros a eles, sentir seu carinho, compartilhar histórias. E ainda há a experiência maravilhosa de que, agora, alguns leitores conhecem você e retornam de outras Bienais, procurando seus novos livros, desejando aquela continuação, contando como foi a leitura desta ou daquela obra. Tem coisa mais amor, gente?

Desde o início da Bienal, eu só pensava nela. Sonhava todos os dias com o evento. Foi uma pena não ter conseguido um voo para o feriado de 7 de setembro, queria muito já estar lá, mas os preços e os horários para o Rio estavam impraticáveis. Mas passei o dia todo preparando brindes e mimos para os leitores, fazendo as malas e, claro, pensando na Bienal!

edu-karen

Na sexta-feira eu e o marido Felipe Alvares partimos daqui de Santos ainda de madrugada em direção a Congonhas, em São Paulo, e dali para o Rio, onde encontramos o amigo de todas as horas e eventos, Eduardo Kasse, autor da Série Tempos de Sangue. E esse é parceiro mesmo, amigo de verdade! Nem existem palavras para descrever o coração enorme desse cara e o quanto eu o admiro. Obrigada por tudo! Bem, nós seguimos os três juntos de Uber até o Rio Centro e aí a batalha começou.

(Ps.: todos sentimos falta da maravilhosa Estela, fica aqui o meu protesto que ela não pôde vir! #tristedemais)

Lá encontramos a amiga-irmã Melissa de Sá, autora e amiga de quem falo sempre por aqui: amiga há mais de 15 anos, parceira de escrita, eventos e loucuras, uma mulher maravilhosa que admiro demais e que sempre quero abraçar por horas ao reencontrar. Ela já chegou vendendo de montão seu sucesso, Metrópole: Despertar, encantando os leitores em plena manhã de sexta-feira na Bienal.

mel-karen

Também reencontramos a Mãe dos Dragões, Dona Isilda, fofíssima, batalhadora e super carinhosa, que abraço gostoso! Mãe do editor Erick Sama, outro amigo de verdade, um cara que respeito e admiro demais, é sempre bom demais revê-lo.

Às 11 horas estava marcado o Encontro de Autores e Leitores no estande da Amazon KDP, então eu e o marido corremos para lá. Foi uma oportunidade maravilhosa! O bate-papo foi incrível, falamos muito sobre literatura nacional, nossas carreiras e obras, auto-publicação no KDP, teve sorteio de brindes e, claro, muitos leitores, o que foi o máximo! Conheci vários escritores incríveis como: Cinthia Freire, Diogo Andrade, Lucy Dib, Larissa Maps, Letícia Black, Mirela Paes, Paula Toyneti Benalia, Naty Rangel e S. Miller. Obrigada demais à Amazon KDP e à querida Karen Sanches que proporcionaram o encontro e me convidaram.

amazon-autores

Depois do encontro na Amazon, rapidinho corri para o estande da Editora Draco mais uma vez. A fofa e incansável Vivianne Fair, autora de A Rainha Sombria e a Série A Caçadorajá estava lá, de cosplay, acompanhada do seu príncipe, os dois estavam lindos demais! Atraíram vários leitores que se encantavam com eles e com as obras. Casal que aquece nossos corações!

Adorei encontrar meus novos bebês literários: Boy’s Love – Meia-noite sem estrelas Magos, com o conto “Coração de Ouro” – que, aliás, é um prólogo para meu light novel BL. Os livros estão lindos! Fiquei completamente apaixonada pela edição; as ilustrações de Dandansama para meu BL estão de arrasar, lindas demais! É tão emocionante ver algo que você imaginou e escreveu desenhado… Sensação maravilhosa!

karen-bl

O dia ainda contou com a presença da fofa da Aya Imaeda, autora de O Segredo do Kelpie, que eu já conhecia de seu conto fantástico “Canção do Corvo” na coletânea Samurais x NinjasQue pessoa querida! Primeira Bienal, primeiro romance, e já estava arrasando, encantando todo mundo, vendendo de montão e ajudando demais a equipe. Total #DracoSpirit! ❤

Ainda na sexta-feira, Jornada para Far Lands – uma aventura não oficial de Minecraft ESGOTOU! Foi uma loucura imensa, vários leitores pequenininhos fascinados com a história, que amavam levar o livro, tirar uma foto com a autora e com a espada de diamante do jogo. Fofos demais! Energia muito boa, adoro receber esse carinho das crianças!

leitores-bienal

E no final do dia chegou também Ana Lúcia Merege, autora da Série Athelgard, e também organizadora do mais novo lançamento da editora, Magos.

Apesar de ser apenas uma sexta-feira comum, pós-feriado, o dia foi incrível e de muitos encontros com leitores e, claro, vendas! Foi maravilhoso ver o time unido, se ajudando e compartilhando, juntos, histórias, risadas e literatura.

sábado prometia e cumpriu! Dia cheio, com muitos e muitos leitores visitando o estande. Quem chegou nesse dia foi a Dana Guedes – desabrigada, tadinha, nós a recebemos em nosso quarto no hotel e foi só alegria! Essa pessoa querida e super divertida, autora de três light novels, especialmente o lançamento Boy’s Love – A Ilha dos Perdidos (que também ESGOTOU!) foi uma das responsáveis pela animação total do estande no sábado. Teve dancinha sim! Teve funk da Draco sim! E teve #DracoSexy! UHUUUUULLL!!!

dracosexy

O Gerson Lodi-Ribeiro, autor veterano de ficção científica e do lançamento Octopusgarden também estava por lá, super gentil e amável como sempre.

Sábado foi o dia de mais leitores encontrarem seu Inverso Reverso e tive o prazer de encontrar alguns deles da Bienal do Rio de 2015 que, já tendo adquirido Inverso daquela vez, agora estavam voltando pela continuação, Reverso. Delícia demais! E foi impressionante também quantas pessoas passaram pelo estande alucinadas pela nossa coleção Boy’s Love e levaram todos juntos, incluindo meu Boy’s Love – Meia-noite sem estrelas. Amorzinho demais! ❤

Vários blogueiros também nos visitaram no estande, todos eles maravilhosos, cheio de energia, carinho e amor! (Se eu esquecer alguém, me perdoem!) Teve o Paulo Vinícius, do Ficções Humanas, a Kira, do Dicas da Kira, a Pimenta, do Odin com Pimenta, a Thainá, do Colhendo Sonhos, a Nikkie, do Sou Aficcionado… E no domingo teve a Vanessa Assis (acompanhada da mãe Vanda, olha que amor!), do Dica do Leitor. Ah, e como não poderia faltar, fui visitar os queridos Ara e Érico Robert do Sou Aficcionado, que estavam ocupadíssimos nesta Bienal, trabalhando, mas que são sempre amigos maravilhosos de rever, abraçar e apertar.

Encontrei também o querido Eric Novello, autor de vários livros incríveis e do lançamento Ninguém Nasce Heróisempre um amor, e o fofo do Sandro Quintana, de Verdûncio e Azulino – Uma amizade além das diferenças, querido demais! Uma das melhores coisas da Bienal é encontrar essas pessoas tão queridas, que a gente vê uma vez por ano – ou a cada dois anos!

No domingo estávamos só o pó, mas fomos para a batalha final cheios de vontade e animação. Novamente tivemos um dia cheio, com muitas visitas de leitores incríveis e cheios de carinho. Foram muitas pessoas maravilhosas, com histórias de vida para dividir com a gente (e quem disse que autor também não se emociona com as histórias dos outros?).

Teve também a presença de Priscilla Matsumoto no domingo, com seu lançamento O Infinito no Meio, sempre elegante e gentil.

todos-dracospirit

Foi lindo ver todo o time #DracoSpirit empenhado em encantar os leitores e apresentar nossas obras, todos se ajudando e curtindo a companhia uns dos outros. Deu um calorzinho no coração ao ver a Vivi esgotando A Caçadora – Sorriso de Vampiro, a Dana sempre feliz – mesmo com um baita machucado bizarro no pé – mostrando os BLs para leitores apaixonados por yaoi (que levavam toda a coleção!), a Melissa batendo suas metas distópicas de Metrópole, a Aya arrasando com o Kelpie na primeira Bienal, leitores do Edu Kasse rapando toda a série das prateleiras e esgotando Guerras Eternas.

É isso que é o #DracoSpirit. É isso que é a Bienal. Um time de amigos, uma família.

Obrigada por tudo, amigos. Obrigada por tudo, leitores.

Que venham muitas e muitas Bienais! ❤

(E um agradecimento super, mega, enorme e especial ao meu marido Felipe Alvares, companheiro de aventuras, parceiro de viagens, um homem maravilhoso que me apóia sempre e está sempre ao meu lado, que ficou de pé e vendeu muitos livros, sempre rindo, sempre feliz, que cuidou de mim quando eu estava estressada e exausta, que é o amor da minha vida. A ele são dedicadas todas as páginas, todas as linhas, todas as palavras e todo meu amor. <3)

Comments
3 Responses to “Bienal do Rio 2017 – Foi maravilhosa!”
  1. Karen, que post mais lindo! Só posso dizer que ser sua parceira nessas campanhas de Bienal é uma alegria imensa! 🙂 Você é uma pessoa incrível!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Ai que tudooo!!! Nossa estou aqui toda feliz em saber que venderam tantos livros! Já estou com saudades de toda aquela energia, fiquei muito feliz em conhecer escritores que admiro tanto, vocês são incríveis! Merecem todo esse sucesso e tenho certeza que a cada novo evento mais livros vão voar das prateleiras para mostrar suas aventuras para novos fãs ♥

    Beijos!!!

    Curtido por 1 pessoa

Trackbacks
Check out what others are saying...
  1. […] foi que aconteceu lá no Pavilhão Verde N3, a Karen Alvares já contou tudo bem melhor do que eu aqui. O que eu quero fazer agora é um relato da experiência que foi pra mim ser escritora na Bienal do […]

    Curtido por 1 pessoa



Deixe um comentário