Top dez: Dez músicas que me lembram livros

Que tal um Top Dez musical? Então aumente o som porque aí vão as dez músicas que me lembram, advinhem… LIVROS!

Esse post foi originalmente publicado no Por Essas Páginas, na coluna Top Ten Tuesday, um meme semanal criado pelo blog The Broke and the Bookish.

pistoleiro-a-torre-negra-vol-1

Hey Jude, The Beatles / A Torre Negra (série), Stephen King (resenha)

Além de ser um dos sucessos mais emblemáticos dos Beatles, Hey Jude também tem um significado poderoso em toda a obra épica de Stephen King. É ouvir e lembrar.

clube

Virgem, Marina Lima/ Clube dos Herdeiros: como nossos pais (série), Fabiana Madruga (resenha)

Muitas músicas me lembram esse livro (cada capítulo tem o título de uma música, lindo, não?), mas essa é a que mais pega o clima do Rio que a obra tem, na minha opinião.

ARISTOTELES_E_DANTE_DESCOBREM__1421284187369445SK1421284187B

Alone, Heart / Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo, Benjamin Alire Sáenz (resenha)

Essa música abre o livro e foi a primeira coisa que me fez ficar apaixonada por ele. Mas todo o restante do livro é incrivelmente apaixonante.

bridget

You are my first, my last, my everything, Barry White / O Diário de Bridget Jones (série), Helen Fielding

Tudo bem que a música não me faz lembrar do livro pelos motivos certos (é por causa do filme/ de Just Dance), mas ainda assim, Bridget ainda é Bridget (exceto que eu não aceito o livro novo).

senhor-dos-aneis

Only Time, Enya / O Senhor dos Anéis (série), J. R. R. Tolkien

Basicamente qualquer música da Enya ou New Age me lembra O Senhor dos Anéis. É fatal.

Prisoneiro de Azkaban

Every breath you take, The Police / Harry Potter e O Prisioneiro de Azkaban (série), J. K. Rowling (resenha)

Essa música era tema de uma fanfic do Sirius, escrita pela Aline Carneiro. Então, ela me lembra o Sirius, que lembra Harry Potter e O Prisioneiro de Azkaban!

metropole

Admirável Chip Novo, Pitty / Metrópole: Despertar (série), Melissa de Sá (resenha)

Porque esse livro é o caos, e essa música também. E ambos são com mulheres incríveis. Ah, e a Andrella sofre uma pane na cabeça, assim como diz a música.

tudoeventual

We’ve only just begun, The Carpenters / 1408 (conto), Stephen King

Essa música é muito assustadora. Ela aparece em uma cena do filme 1408, que é a adaptação de um ótimo conto do Stephen King. Você nunca mais vai ouvir a música da mesma maneira.

alameda

Você não soube me amar, Blitz / Alameda dos Pesadelos, Karen Alvares (saiba mais sobre o livro)

E aí eu resolvi fazer a mesma coisa perturbadora que o King fez. Afinal, ele me inspira o tempo todo. Teve gente que disse que morreu de susto com essa música no livro.

Aliás, Alameda dos Pesadelos possui uma playlist oficial, para quem quiser ouvir é só clicar abaixo:

INVERSOcapa_reverso

Don’t Dream It’s Over, Crowded House / Inverso e Reverso (série), Karen Alvares (resenha)

Coloquei essa música na série sem nenhuma pretensão e, no final, ela virou aquela que mais representa os livros para mim. Se eu quero pensar na história, é só botar essa música pra tocar.

Inverso e Reverso também possuem uma playlist! Clique na imagem abaixo e ouça agora no Spotify:

inverso_reverso4

Comments
3 Responses to “Top dez: Dez músicas que me lembram livros”
  1. pejulie disse:

    Eu amo esse jogo Just Dance huauhauua

    Curtir

  2. Verdade: Metrópole tem muito o clima dessa música da Pitty!!! Uma que me lembra muito a Andrella é “Fracasso”, que também é da Pitty.

    Alameda dos Pesadelos me lembra muito “Bullet With Butterfly Wings”, do Smashing Pumpkins e Inverso/Reverso obviamente me lembra “Cancer” do My Chemical Romance.

    Curtido por 1 pessoa

    • Karen Alvares disse:

      Nossa, eu sempre lembro de Metrópole quando ouço essa música… Tá vendo, Metrópole é a cara da Pitty! hahaha 🙂
      Tô ouvindo a música que você falou do Smashing Pumpkins, mas acho que escrevi Alameda dos Pesadelos com uma lista tão exata de músicas na minha cabeça, que não consigo mais encaixar outra. Mas em Reverso coloquei My Chemical Romance só por sua causa!

      Curtir

Deixe um comentário

