Bienal de São Paulo 2016 – Parte 2

Demorei um pouco para voltar aqui, mas ainda é tempo de falar um pouco sobre como foi essa maravilhosa Bienal de São Paulo, certo? Aliás, dá até um calorzinho falar dela agora. Passada a semana logo após, quando estava morta de cansaço (e imagino que todos os autores que estavam por lá e os leitores que passearam também), bate aquela saudade, aquela nostalgia de um evento tão especial.

Como vocês já sabem, estive na Bienal no primeiro final de semana, me dividindo entre o estande da querida Editora Draco e os eventos maravilhosos da Amazon. Dá para conferir tudinho como foi nesse post.

Subi para São Paulo na quarta-feira de manhã para retomar os trabalhos! De Santos, fui direto para o Pavilhão do Anhembi, com mala e tudo (e, gente, eu estava carregada… dois mil marcadores, brindes, canetas, roupas, comida e, claro, a espada de diamante de Minecraft, encantada com vendas! rs). Cheguei no estande da Editora Draco quase morrendo, mas recebi muito amor da Melissa de Sá, que veio de Belo Horizonte para a Bienal, e da querida mãe dos Dragões, Isilda. Foi um dia ótimo, com um movimento surpreendente para um dia de semana! Eu e a Melissa dividimos a mesinha de autógrafos e, entre jujubas e muito bate-papo (é, quando estamos juntas, o assunto não tem fim!), autografamos muitos exemplares de Inverso, Reverso, Jornada para Far Lands e a Melissa com seu Metrópole – Despertar. Foi lindo!

galera_draco2

A quinta foi ainda melhor, e dessa vez tínhamos a companhia do nosso editor Erick Sama e do super amigo e talentoso escritor, Eduardo Kasse, da série Tempos de Sangue. Quem também estava por lá era a Vivianne Fair, autora do já campeão de vendas A Rainha Sombria e também da série A Caçadora. A Vivi estava de cosplay junto com o namorado todos os dias e estava linda demais! Ela trouxe vários leitores para o estande e fez muito sucesso. Quem passou por lá foi também o João Beraldo, autor de Império de Diamante e de um dos contos em Piratas, antologia que organizei ano passado. Foi uma festa! O dia foi incrível, de muito movimento e muitos leitores visitando o estande. Recebemos visitas queridas de blogueiros e também de amigos muito queridos. E eu e a Melissa até ganhamos presentes, agora somos autoras que ganham presentes! Não é lindo demais? ❤

Na sexta chegou a querida Ana Lúcia Merege, autora da série Athelgard e que nos ajuda demais revisando os meus livros e os da Melissa, isso sem contar que ela sempre nos convida para antologias incríveis, como a Medieval – Contos de uma era fantástica, que foi sucesso absoluto na Bienal! Junto com os outros autores no estande, a sexta-feira foi recheada de encontros, recebemos muitos leitores, amigos e blogueiros por lá. De noite, porque eu e a Melissa não somos bobas nem nada, demos uma passadinha no Outback para comemorar o sucesso. Nós ficamos juntas no mesmo hostel. É claro que íamos dormir mega tarde porque ficávamos conversando até dormir, né? rs

img-20160904-wa0004

O sábado foi um dia repleto de autores no estande e de muitas surpresas e conquistas! Estavam de volta os super divertidos Dana Guedes Raphael Fernandes, que marcaram presença também no primeiro final de semana. A fofa da Tanko Chan também apareceu, sempre uma querida! ❤ E a Jaqueline de Marco, amiga de anos e anos, que estava autografando seu fofíssimo Super Desapegada. Eu, ela e a Melissa nos tornamos princesas da Draco, sabiam? Teve também o Quack em pessoa, ou melhor, Kaji Pato! E nem sei se consigo nomear todos os autores que apareceram por lá, foram tantos, peço desculpas a quem esqueci de colocar o nome aqui! Além de todos o pessoal que já citei, teve toda a nata da ficção científica brasileira, como Gerson Lodi-Ribeiro, Carlos Orsi, Marcelo A. Galvão e muitos outros, e melhor do que citar seus nomes aqui, é mostrar seu ótimo trabalho, então fiquem de olho em todas suas publicações na Draco clicando aqui e também aqui!

Foi no sábado que o meu marido Felipe subiu a serra para me ajudar, e lá estava ele, incansável, segurando a espada de Minecraft, distribuindo marcadores e conversando com todos os meninos e meninas que se interessavam e então ficavam super surpresos e muito felizes de encontrar Jornada para Far Lands e conhecer a autora do livro. Era lindo, gente. Escrever é maravilhoso para qualquer idade, é sempre mágico conversar com um leitor, mas com as crianças há algo realmente especial e indescritível. Fiquei muito emocionada com várias histórias e com o carinho desses leitorinhos, e quase não levantei da mesinha, pois os autógrafos não paravam! Conversei com os pequenos leitores, um a um, recebi muito carinho deles, abraços, beijos e sorrisos, e também muito carinho dos pais. Cheguei a ouvir de um mãe que o meu livro seria o primeiro do seu filho! Não é lindo? E ainda teve a presença maravilhosa dos meus sobrinhos, que foram me prestigiar e também levaram Jornada para Far Lands autografado. Se eu chorei? Óbvio! E claro que todo mundo no estande ficou tirando sarro depois! Mas valeu a pena, cada lágrima, cada sorriso, cada bolha no pé e o calo no dedo (sim, eu criei um calo bonito no meu dedo de tanto escrever, e foi o melhor da minha vida! <3).

20160831_133648

E entre todas as coisas lindas que aconteceram no dia, destaque para Inverso esgotou no sábado! Sim, gente! A Draco fez uma nova tiragem especial para a Bienal (lembram que a primeira edição tinha esgotado?) e, bem, foi tudo! Lindo, lindo demais! Obrigada, leitores, por todo o carinho. Foi fantástico contar a história de Megan e Megami para cada um de vocês e vê-los levando o livro, autografar e dedicar a vocês. Obrigada!!!

E não fui só eu que esgotou tiragens no estande! A Melissa de Sá esgotou também no sábado seu lançamento, Metrópole – Despertar, e a Vivianne Fair esgotou A Rainha Sombria já na sexta-feira! Sucesso demais, né, gente? E no domingo foi a vez da Ana Lúcia Merege esgotar também Anna e a Trilha Secretado Raphael Fernandes acabar com O Rei Amarelo em quadrinhos e do Alessio Esteves finalizar seu Zikas. A cada tiragem esgotada, uma nova festa. Foi incrível!

20160901_161702

E chegou o último dia da Bienal, domingo. Encontrei mais autores mega bacanas como Alexey Dodsworth, de O Esplendor e o Diego Guerra, de O Teatro da Ira, os dois muito simpáticos, gente boa demais! Outros autores amigos que apareceram para nos visitar foram Eric Novello, Jim Anotsu, Felipe Castilho, Claudia Dugim, Rodrigo van Kampen, Carol Chiovatto e Bruno Anselmi Matangrano. Foi muito bom dar um abraço em todo esse pessoal e ficar a par de suas conquistas, são pessoas incríveis e com muito, muito talento!

No domingo, esgotei também a tiragem de Reverso (uhul!) e perdi a conta de quantos Jornada para Far Lands autografei para um monte de leitores super fofos! Mas o dia também foi de despedidas e sempre bate aquela tristeza por ver os amigos partindo de volta para casa e a Bienal chegando ao fim. É claro que, nesse ponto, a gente já está morrendo, sem pés, só quer saber de casa e cama, mas… sempre bate uma tristeza e um sentimento de “quero mais”. Mas, enfim, a Bienal de São Paulo acabou, cheia de sorrisos, lágrimas, autógrafos, amigos e muito sucesso.

20160904_153004

Por fim, preciso agradecer, além de todo esse pessoal bonito que já citei, amigos muito queridos que prestigiaram a gente com muito carinho, como Nivia Fernandes, Estela Burdin, Angela Miguel, Ara e Érico RobertLu Martinho, Carol Durães, Nathalia Simião, Karen Passos, Lucivânia e Felipe Façanha, Alessandra Gilos, Helena Chung, Freddy Pavão e Thais Aux, Cristiano Konno, Sandro Moura, Mayara Oliveira, Paola Siviero entre tantos, tantas pessoas queridas e carinhosas que foram no estande, conversaram, riram, abraçaram, enfim, foram maravilhosas. Peço desculpas por nomear todos aqui, mas estão todos dentro do coração.

Um super, mega, gigante OBRIGADA!

E que venha a Bienal do Rio, em 2017! ❤

20160902_195140

Anúncios
Comments
2 Responses to “Bienal de São Paulo 2016 – Parte 2”
  1. Lumartinho disse:

    Oi Karen!
    Essa bienal foi especial em muitos sentidos. Foi uma bienal linda cheia de abraços e encontros especiais. Adoreiiii demais te conhecer, foi como colocar alguém ainda mais legal na imagem que ej ja fazia de você.
    Te desejo muito sucesso na vida e muitas bienais com tiragens esgotadas.
    Beijos

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: