Minhas Inspirações: John Boyne

Existem muitos autores que inspiram um escritor – afinal, quem não é o escritor senão um leitor que também escreve suas próprias histórias? ❤

O magnífico John Boyne é um dos autores que mais admiro e que mais me inspiram. Não há sequer um livro dele que eu não goste: todos são maravilhosos, e se tem algo que adoro em sua escrita é como ele consegue tocar e emocionar, sem ser piegas, e como pula facilmente de um gênero para outro, de uma faixa etária para outra – ora no Young Adult, ora em livros adultos – tudo isso sem perder a genialidade e a qualidade. Sou fã declarada desse autor.

O último livro que li dele – A Casa Assombrada (leia a resenha) – me impressionou bastante, aliás. Foi o primeiro livro de terror que li de John Boyne e, em certos aspectos, como a mistura do terror, sobrenatural, drama e espiritual, me lembrou do meu próprio livro, Alameda dos Pesadelos, o que muito me emocionou, porque me fez entender que estou no caminho certo, inspirando-me em autores exemplares.

Esse post foi originalmente publicado no blog Por Essas Páginas, na coluna Meu Autor de Cabeceira, onde também escrevo.

Sabe quando você lê um livro do autor e se apaixona perdidamente? Pois é, com John Boyne aconteceu desse jeito. Em abril de 2014 li meu primeiro livro dele e, coincidentemente, também o primeiro romance que ele escreveu: O Ladrão do Tempo. E só ali já percebi que havia encontrado um autor favorito. Mas, como sou teimosa (e como queria ler mais e mais dele) decidi ler outros títulos do autor antes de vir aqui declarar todo meu amor. Li outros dois romances em 2014, e mais dois agora em 2015 e, posso afirmar com toda certeza, John Boyne é um dos meus autores de cabeceira.

John+BoyneJohn Boyne, romancista irlandês, nasceu em Dublin em 30 de abril de 1971. Começou a escrever histórias aos 19 anos e teve o primeiro romance publicado dez anos depois. Trabalhou em uma livraria dos 25 aos 32 anos. Seu livro mais célebre, O menino do pijama listrado (2007) lhe rendeu dois Irish Book Awards, vendeu mais de 5 milhões de exemplares pelo mundo e foi adaptado para o cinema em 2008. Aqui no Brasil seus romances adultos são publicados pela Companhia das Letras, enquanto os infanto-juvenis saem pelo selo Seguinte.

Como o Por Essas Páginas é parceiro dessas editoras, isso quer dizer que toda vez que um livro do John Boyne é lançado por aqui nas terras brasucas, eu logo levanto a mão e digo pra equipe “ESSE É MEU E NINGUÉM TASCA!”.

Apesar de ser seu livro mais célebre, acreditem, demorei bastante para ler O menino do pijama listrado. Como já mencionei, comecei minha jornada pelo trabalho desse autor com O Ladrão do Tempo, seguido de TormentoFique onde está e então corra!. Esses dois últimos são infanto-juvenis e, apesar de ter apreciado muito a leitura de ambos, ainda gosto mais dos romances adultos do autor; a escrita dele em O Ladrão do Tempo é simplesmente inigualável, o que me faz ter muita vontade de ler outros títulos maduros de Boyne, como O garoto no convés O Pacifista.

“É um dos aspectos decepcionantes de ficar mais velho. Temos mais medo e, por isso, fazemos menos coisas.”, A Casa Assombrada

No entanto, algo que me deixa um pouco triste nas edições brasileiras dele é que elas não são muito caprichadas. A Companhia das Letras insiste em usar um padrão de capas como o de O menino do pijama listrado, como se isso fosse uma marca do autor, quando na verdade foi apenas uma ótima capa para indicar, adivinhem?, um pijama listrado. Nas edições de O Ladrão do Tempo Tormento é utilizado esse padrão quando não há nada nos livros que remotamente leve a esse tipo de capa. No caso de O garoto no convés a situação é ainda pior: a capa antiga também seguia o padrão de “pijama listrado”, mas então saiu uma nova edição que… ficou pior. Sério, essa edição, que ainda por cima tem cara de econômica, me dá vontade de adquirir o e-book mesmo, porque o que importa é o conteúdo, já que a apresentação… Felizmente, no caso de Fique onde está e então corra!, a editora resolveu utilizar a capa original e o resultado foi ótimo, incrível e sensacional, e a edição é maravilhosa. Por favor, continuem nesse ritmo.

Independente das capas e edições, o conteúdo dos livros de John Boyne é maravilhoso e imperdível para quem ama boa literatura. Ele constrói personagens complexos e intensos, cheios de vida, tão reais que você se pega desconfiando se eles não estariam por aí, quem sabe na próxima esquina. É daqueles escritores tão habilidosos que você lê e não sente as páginas passarem, mesmo que o livro seja longo, e quando se dá conta já terminou e você ainda quer mais. John Boyne nunca faz histórias muito enigmáticas ou complexas, a beleza de seus livros está mesmo na simplicidade; costuma narrar fatos corriqueiros da vida com uma beleza admirável e gosta especialmente de mexer com os sentimentos do leitor, narrando sobre a dor de maneira sensível e direta, às vezes inocente quando a obra é jovem, às vezes de maneira mais crua, nos romances adultos. Mas não importa qual seja o público, Boyne sempre consegue causar um impacto no leitor: emocionar.

“Pela melhor razão do mundo – ele explicou. – Por amor.”, Fique onde está e então corra!

Um dos seus temas preferidos são as guerras mundiais; o autor consegue tocar em um assunto tão delicado com uma sensibilidade surpreendente, jamais tornando-se cansativo, mesmo que o tema seja recorrente em vários dos seus títulos, sejam adultos ou juvenis. Recomendo e muito a leitura desse autor.

20140927_192923[1]

Comments
One Response to “Minhas Inspirações: John Boyne”
  1. Thamiris Alves disse:

    Nossa também sou apaixonada pelo Boyne, já li tudo ou quase. Definitivamente você tem que ler O pacifista, é de longe o meu favorito, é uma história mais pesada, impressiona a coragem do autor. E dos infantis A coia terrível que aconteceu com Barbaby Brocket, é uma lição de vida, é sublime e perfeito. Todos os livros dele são fantásticos. O Palácio de Inverno também adoro. Também ameis os que você leu, muito bom encontrar outra fã, se quiser conversar estamos aí.

    Curtir

Deixe um comentário

