O que é Young Adult? + entrevistas

Saiu lá no Livros de Fantasia hoje uma entrevista comigo falando sobre o gênero Young Adult. Afinal, você sabe o que é um YA? E esse gênero existe no Brasil? Quais livros nacionais são YA? Falei sobre tudo isso e, claro, sobre Inverso, meu segundo romance, um YA publicado pela Editora Draco. Confiram um trechinho da entrevista e cliquem aqui para lê-la na íntegra:

Em primeiro lugar, o que é, afinal de contas, um livro Young Adult?

Young Adult – ou “Jovem Adulto” – são livros com protagonistas com idade entre 14 a 18 anos, ou seja, em idade escolar, mais precisamente no ensino médio, com temas mais sérios e adultos – ao menos na minha definição do conceito. Mas, se você procurar na internet, ela é mais abrangente (de 14 a 21, ou até de 15 a 29). Acho essa faixa grande demais quando se fala na idade dos protagonistas; por outro lado, quando falamos de leitores, já acredito que não exista uma “faixa-etária” para a leitura desse ou daquele livro. Leitura não tem idade. Tenho 28 anos e leio tanto YAs quanto livros adultos, por exemplo.

Mais importante que a idade talvez seja mesmo a diferença entre o YA e o infanto-juvenil (eles definitivamente não são o mesmo gênero): esse último é mais ingênuo, tanto nos temas quanto nos protagonistas. O YA, por sua vez, trata de temas mais adultos: sexualidade, namoro, família, bullying, drogas, doenças e, especialmente, a busca por sua própria identidade.

E o YA no Brasil? Existe?

Você pode adquirir aqui.

Existe, mas pouco, muito pouco. Claro que não me atrevo a dizer que conheço todos os livros YAs publicados por aqui, mas só de fazer uma pesquisa rápida por categoria no Por Essas Páginas (mas é bem semelhante se fizer a pesquisa em qualquer outro blog), a diferença entre a quantidade de resenhas para YAs estrangeiros e brasileiros é gritante. Coisa de 90% estrangeiro, 10% brasileiro.

E no blog da Editora Draco também teve entrevista. Lá eu falei sobre o processo de criação de Inverso, a diferença entre escrever um livro adulto – meu primeiro romance, Alameda dos Pesadelos – e um Young Adult, os personagens do novo livro e um pouquinho sobre mim. Confiram um trechinho e cliquem aqui para ler a entrevista completa:

Draco: Em Inverso, há duas facetas de uma mesma personagem: Megan, a garota deste lado do espelho, e Megami, a garota do outro lado. Se a Karen Alvares pudesse se olhar no espelho, como seria a garota que a encararia do outro lado?

Depende, você está falando da Karen de 15, 25 ou 35 anos (e ainda nem cheguei nessa última idade aí, viu?! rs).

Você pode adquirir aqui.

A garota de 15 anos enxergaria uma garota popular do outro lado, bonita, perfeita – em todos os sentidos que a gente acha que alguém pode ser perfeito quando se é adolescente. Ela seria mais segura e acreditaria em si mesma. Teria um namorado e todo mundo daria risada das suas piadas, e nenhuma delas seria nerd. Leria menos livros e sairia mais de casa, não escreveria fanfics de Harry Potter escondida na internet, e os professores não gostariam muito da sua atitude.

A jovem de 25 anos encararia outra não muito diferente em aparência, mas sua vida seria, em certos aspectos, o completo inverso. Sua mãe estaria ao seu lado, para começar, acompanhando cada passo de sua carreira literária, e poderia ler todos os seus livros antes de serem lançados. E, claro, ela também viveria de literatura.

A de 35 anos eu não sei. Ainda faltam alguns (vários) anos para chegar lá (ou nem tantos assim, do jeito que o tempo passa). O que eu quero – e espero – é encarar uma mulher que seja quase igual a mim: apenas um reflexo e nada mais.

Saiba mais nos links abaixo:

O que é Young Adult?, no blog Livros de Fantasia
Karen Alvares fala sobre seu novo romance Inverso, no blog da Editora Draco

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: