Top Dez: Os dez temas que mais quero ler/escrever

Hoje escrevi um post lá no Por Essas Páginas para a coluna semanal Top Ten Tuesday e gostei bastante das coisas que listei, por isso, vou dividir aqui no blog com vocês. 😉

O Top Dez de hoje é sobre as dez coisas que eu mais gostaria de ler em um livro. Algo como “se eu pudesse fazer um autor escrever sobre isso, eu faria”. Bem, como eu também sou uma autora e escrevo, é meio esquisito fazer essa lista, porque acho que vou colocar minhas ideias aqui. O_o Quer dizer, se eu tenho vontade de ler sobre algo, eu acabo indo lá e escrevendo sobre isso. Mas não faria mal algum se alguns dos meus autores favoritos escrevessem sobre isso também (e alguns o fazem!).

Piratas

Eu adoro piratas. E nem é só por causa do Hook lindão de Once Upon a Time (eu sempre digo aqui que amo o Hook mesmo quando ele era feio e velho em Peter Pan). Sei lá, piratas me fascinam, mas não no estilo Jack Sparrow, é mais no estilo Hook mesmo, ou então em uma pegada mais histórica, até mesmo mais juvenil (Peter Pan feelings, eu sei). Eu até leio sobre histórias de piratas reais que existiram no Brasil. É claro que eu também leria algo mais hot sobre piratas… hohoho Tá aí, duas coisas: piratas em um cenário de fantasia/aventura juvenil e piratas em um livro erótico.

hook

Doenças

Pode soar meio mórbido, mas eu gosto de livros que falem sobre doenças ou tenham algo a ver, alguma situação envolvendo essa situação com seus personagens. Estilo A Culpa é das Estrelas, que todos sabem ser sobre câncer, ou Passarinha, sobre a Síndrome de Asperger, esse tipo de leitura. Outro dia achei um livro nacional que estou muito interessada, chamado Ausência, que fala sobre Mal de Alzheimer. Gosto muito que sejam exploradas, inclusive, doenças ou problemas congênitos. Outro exemplo é Menino de Ouro, que resenhei essa semana, e fala sobre intersexualidade. Acho que dão histórias interessantes. Já escrevi um conto sobre um menino com uma doença na qual ele não conseguia parar de sorrir, mesmo quando estava triste ou com raiva; a doença se chama Síndrome de Angelman, e foi bem interessante escrever sobre isso, pois descobri e aprendi várias coisas. Se alguém se interessar, o conto se chama “O Sorriso“.

tfios

Gatos

Eu sou apaixonada por gatinhos (e a Lucy também!). Então é claro que eu gostaria que existissem mais desses lindos bichinhos nos livros. Não é de surpreender que eu tenha me apaixonado por Um Gato de Rua Chamado Bob e que esteja lendo no momento O Mundo pelos Olhos de Bob, certo?

DSC02620

Brasil

Bem, como a Cuca poderia não querer ler mais histórias que se passem no Brasil? É claro que eu quero  e por isso mesmo leio tantos livros nacionais. Mas, às vezes, mesmo em livros nacionais as histórias se passam em outros países ou então em mundos de fantasia imaginários. Quero mais Brasil, gente! ‘Bora escrever sobre nossa terra!

brasil

Bicicletas

Sou doida por bikes, tenho uma e ando direto com meu marido. Acho que é um dos melhores meios de transporte. Mas não o vejo com tanta frequência nos livros, e acho isso espantoso, principalmente em livros juvenis, afinal, como um adolescente se desloca, geralmente? A pé, de ônibus ou de bicicleta – pelo menos eu era assim quando adolescente. Então é o tipo de coisa que deveria aparecer mais, especialmente em livros Young Adults. Estou colocando bikes no meu livro do gênero que estou escrevendo, aliás.

bicicleta31

Anos 80

Porque eu AMO tudo que seja dos anos 80. Por isso, imaginem a minha felicidade quando li Jogador Nº 1? O livro é inteirinho recheado de ícones dessa época: músicas, filmes, livros, games, tudo! Mas é um dos poucos que encontrei que fala sobre isso de um jeito tão brilhante e divertido. Escritores: escrevam mais sobre os anos 80! Ou então lá vou eu pensar em alguma coisa pra escrever sobre isso…

dirtydancing

Games

Sou gamer assumida, portanto, sou doida para ler livros que falem sobre isso. Mas não livros técnicos, mas sim livros de ficção que envolvam o assunto! Novamente vou ter que citar Jogador Nº 1, que é um exemplo incrível, mistura games à história de maneira super natural. Aliás, o livro inteiro é um jogo. Quero mais livros assim!

New_Super_Mario_Bros_Wii_Puzzle

Dragões

Eu gosto muito de dragões! São criaturas fantásticas! Podem me chamar de Hagrid, mas dragões são tãaaao legais. Falando nisso preciso ler Guerra dos Tronos, pra conhecer a mamãe dos dragões. Também gosto dos dragões chineses, aliás, vou falar sobre a China também. Enfim, desde o Rabo Córneo Húngaro até o meu dragão em A Dama das Ameixas… Adoro! Recomendo Dragões, da Editora Draco.

dragoes

China

A China é um país fascinante. Tem tantas histórias, tantas imagens bonitas, tanto o que explorar. Recentemente escrevi uma história sobre a China, sobre uma princesa guerreira, e foi incrível descobrir tantas coisas sobre esse país. Sério, deveriam escrever mais sobre lá. E eu vou procurar ler mais coisas sobre também.

pingyang

Mitologia Brasileira

Já falei disso aqui na coluna da Cuca uma vez. As lendas e o folclore brasileiro são riquíssimos. Há muito o que descobrir, o que escrever sobre eles. As pessoas se apegam muito às histórias europeias, os contos de fadas, os mitos gregos, que são incríveis, mas gente, há muita história interessante aqui. Voltem suas ideias para a mitologia brasileira. Há muito o que explorar.

boitata

Comments
11 Responses to “Top Dez: Os dez temas que mais quero ler/escrever”
  1. Adorei esse post! Vale copiar pro meu blog? rs

    Eu adoro piratas também. hehehehe Sempre gostei do Hook também, mesmo quando ele era o velho decrépito. Ele é o melhor personagem de Peter Pan!

    Agora se eu fosse escolher uma década, seria a de 70. Adoro os anos 70 e eu tenho um ano querido: 1976. Adoro o clima da década, a música, aquele ar pós-hippie. Quem sabe um dia não escrevo sobre essa década.

    Curtir

    • Karen Alvares disse:

      Claro que vale! Demorou, faz aí uma versão do post pro Mundo Mel! *_*

      Piratas! ❤ O Hook é tudo de bom. Como ele mesmo dizia… "Peter Pan não existiria sem James Hook!"

      Sério que você gosta mais dos 70?! Ah, eu acho que o que me conquista mesmo nos 80 são as músicas… sintetizadoreeeess!!!

      Quero ler teu post agora, Mel! rsrs

      Curtir

  2. Liége disse:

    Karen, também adorei a sua postagem e declaro que já estou “copiando” XD. Vou fazer uma lista parecida lá no blog do Enigma da Lua. Eu também gostaria de escrever sobre essas coisas, mas trocaria os gatinhos pelos cães. Não que eu não goste de gatos, mas sou apaixonada por cachorros e já estou ensaiando criar um personagem baseado na minha cadela “salsicha” Kimi há muito tempo. A Angela Takagui, a minha amiga ilustradora, sempre me diz o quanto ela gosta do Neil Gaiman porque ele sabe falar sobre gatos.

    Piratas são muito legais. Sem mais. Precisamos todos escrever algo com eles.

    Eu também adoro a década de 80, seria minha escolha de década também :). Pura nostalgia.

    Curtir

  3. isaac-sky disse:

    E uma história sobre um pirata chinês que navega com seu dragão na costa do Brasil nos anos 80?
    Com licença vou ali escrever meu bestseller kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Curtir

Deixe um comentário

