Meus queridinhos: Mônica

monica1

Feliz Dia das Crianças! Tem coisa melhor que ser criança (mesmo que a gente já seja grande?). Eu nunca deixei de ser criança. Minha infância foi maravilhosa e não consigo deixá-la para trás. Ainda brinco, jogo videogame, leio livros infantis… e gibis! Sempre fui apaixonada pela Mônica e pela Turminha. Eles me fazem sorrir até hoje. Por isso, nesse dia, trago um post original lá do Por Essas Páginas com uma das minhas personagens mais queridas: a Mônica.

Pensei, pensei e pensei em quem poderia ser meu queridinho do mês. A gente sempre tem tantos queridinhos! Mas então percebi que alguém muito especial acabou de fazer aniversário e não foi qualquer data: foram 50 anos! Além disso, essa personagem me acompanhou desde a infância e posso dizer com toda a certeza que foi a minha primeira personagem favorita na vida (e tenho certeza que de muita gente). Ela é uma menina forte, mandona, geniosa (sempre me identifiquei com ela! rs) e a dona da lua, descrita pelos meninos como baixinha, gorducha e dentuça, porém, apesar das coelhadas, ela também é uma menina doce, gentil e uma amiga maravilhosa, tanto que ela fez amizade com gerações de leitores. A minha queridinha é queridinha de todo o Brasil: a Mônica, da Turma da Mônica e do Mauricio de Souza.

Conheci a Mônica como a maioria das crianças conhece: através dos quadrinhos simples e incrivelmente mágicos do Mauricio. Ainda lembro muito bem que pegava emprestados quadrinhos da turminha na biblioteca da minha escola quase diariamente; só se podia pegar dois por vez, então eu pegava e já trazia os mesmos no dia seguinte, para poder pegar mais. É claro que acabei rapidinho de ler toda a caixa de quadrinhos. Depois, mesmo já meio grandinha – ou, pelo menos, naquela época em que a gente acha que é muito adulto, a tal da adolescência -, lá ia eu para a biblioteca da minha outra escola e passava o intervalo sentada em quebras-cabeças infantis, lendo as revistinhas da Mônica (muitas vezes escondida dos meus colegas de sala, se bem que, infelizmente, a maioria deles só visitava a biblioteca quando algum professor mandava).

monica2

A Mônica foi criada em 1963 e apareceu pela primeira vez nas tiras de jornais do Cebolinha (outro querido, mas fica mais para segundo queridinho, meu amor pela Moniquita é maior). Na verdade, ela foi criada como coadjuvante (olha só, e não é que o Cebolinha era o dono da lua?), porém logo se tornou a principal personagem do Mauricio, até que em 1970 estrelou sua primeira revistinha. Como a maioria das pessoas já sabe, a Mônica foi inspirada na filha do Mauricio com o mesmo nome, e esse costume de se inspirar em filhos e sobrinhos foi se tornando mais frequente depois disso, com a vinda de outros personagens no mesmo estilo: Magali, Marina, Maria Cebolinha, Do Contra, Nimbus e por aí vai.

“Enquanto sua filha brincava com as irmãs, Mauricio aproveitava para estudar o comportamento dela. Quando sua irmã mais velha, Mariângela, que por sua vez inspirou Maria Cebolinha, lhe cortou os cabelos, deixou diversos caminhos-de-rato em sua cabeça, usados pelo pai para conceber o cabelo em gomos da personagem, que lembram bananas. A menina era gorducha, dentuça e de baixa estatura, características que também foram transferidas para sua criação de forma caricata e exagerada, assim como sua personalidade forte e briguenta. Mauricio ainda observou que a filha utilizava roupas de cor vermelha com frequência e tinha muito apreço por um coelho de pelúcia. Ele fez com que sua personagem também apresentasse tais traços.” Fonte

monica_noiva

A Mônica foi no meu casamento, assim como eu fui no dela!

Acho que o que mais me faz gostar da Mônica é o fato de que ela é uma personagem feminina que ganhou destaque, mesmo em uma época que isso era ainda mais difícil do que agora. É como se ela realmente fosse real e tivesse tomado conta da própria vida e dos seus rumos – para ver o quanto ela é mandona e geniosa! Ela não foi criada como protagonista, mas ganhou esse papel, segundo seu criador, por seus próprios méritos. Foi como se o público, devido ao seu carisma e personalidade, elegesse-na como a principal da turminha e dos quadrinhos. Meus pais sempre disseram que eu era parecida com a Mônica e, de verdade, eu sempre me identifiquei com ela. A Mônica não tem medo dos meninos e, quando eles resolvem provocá-la (e quem nunca recebeu provocações de meninos quando era pequena, hein?), ela lhes dava umas boas coelhadas para fazê-los aprender uma lição. Eu também sempre enfrentava os meninos na escola e não tenho vergonha de admitir que já bati em alguns por me xingarem (na época, era xingamento… agora é bullying). Forte  e muito dona do seu nariz, a Mônica sempre foi o tipo de menina que eu queria ser. E mesmo após crescer, na ótima revisitinha da Turma da Mônica Jovem, a Mônica continua sendo uma garota de personalidade, decidida, independente e que sabe o que quer. Tudo isso sem perder seu jeito carinhoso e aquela que acredito ser uma das suas melhores qualidades: a Mônica é uma grande amiga. E, para mim, é isso que ela é: uma grande amiga, talvez a única que ficou desde a minha infância e que certamente acompanharei por toda a minha vida, até ficar velhinha.
monica3

E estou feliz que a Mônica esteja crescendo também. Claro que os gibis da turminha pequena sempre serão os xodós de todo mundo, mas adoro vê-la adolescente, fiquei emocionada com o seu casamento e estou muito ansiosa para acompanhar sua vida adulta. O Maurício já confirmou os planos de fazer uma revista – tá mais para folhetim – da turminha adulta; segundo o que acompanhei, parece que ele convidou o Walcyr Carrasco para ajudá-lo nessa empreitada, o que acho muito coerente, já que uma revista da turma adulta se assemelha e muito a uma novela.

monica_casamento

No dia 3 de março de 2013, a Mônica completou 50 anos e, por esse motivo, o ano de 2013 é chamado “O Ano da Dentuça”. Estão acontecendo várias ações em torno disso, como lançamentos de revistinhas novas – inclusive algumas com traços de outros desenhistas, o que eu estou achando muito, muito interessante! -, produtos e até mesmo um bolo para comemorar o aniversário da Mônica! Eu já experimentei e recomendo muitíssimo! Huuuum.

Os quadrinhos da turminha com certeza foram um dos muitos motivos que me fizeram amar a leitura e, por isso, são tão especiais. Impossível não pegar um quadrinho da turminha e mergulhar em nostalgia e boas lembranças. Como eu disse lá no início do post, a Mônica é muito mais que a queridinha do mês: ela é queridinha para sempre e de todos os brasileiros que cresceram com ela.

A Turma da Mônica

monica_fichaFicha do Personagem

Nome: Mônica

Idade: 7 anos nos quadrinhos da Turma da Mônica/ 15 anos nos quadrinhos da Turma da Mônica Jovem

Lugar onde mora: Bairro do Limoeiro

Acessório: seu coelhinho azul inseparável, o Sansão, que algumas vezes usa para dar coelhadas nos meninos que a provocam.

Bichinho de estimação: Monicão, um cachorro com dentes enormes como os dela, um presente do Cebolinha e do Cascão em uma tentativa frustrada de provocá-la.

Descrição física: tem cabelos em gomos que lembram bananas, sempre usa um vestidinho vermelho e carrega seu coelhinho azul, o Sansão; por causa dos seus dentes proeminentes, os meninos a chamam de dentuça, baixinha e gorducha, apesar de sua aparência no traço atual não ser diferente dos outros personagens nesses aspectos (exceto pelos dentes)

Curiosidade: Mônica não foi criada para ser a personagem principal, porém “assumiu o trono” devido à preferência do público por ela. Foi inspirada na filha do Maurício de mesmo nome.

 

Deixe um comentário

