Top 10: Vilões favoritos

Eu sou uma pessoa que AMA incondicionalmente vilões. Amo lê-los, amo escrevê-los. Às vezes até me apaixono por eles. Alguns eu amo por serem muitíssimo bem escritos: outros amo de verdade e até me casaria com eles! Escrevi essa lista para a coluna Top Ten Tuesday, do Por Essas Páginas. Vocês podem conferir o post original aqui. Fiz essa lista de 10 a 1, ou seja, só lá no final que tem meu vilão mais amado de todos. 

E vocês? Curtem vilões? Quais são seus favoritos? E vocês gostam de algum vilão das minhas histórias? =)

Gollum-SmeagolGollum (Senhor dos Anéis)

“C’mon hobitses!” Ah, eu gosto muito do Gollum. Ele realmente anima as coisas para o Frodo e o Sam e, bem, ele é o único vilão no universo que salva a história, eu acho… E ele é o motor que faz muito de O Senhor dos Anéis funcionar. Eu gostava muito dos momentos em que ele e o Sam discutiam e torcia febrilmente para o Sam dar umas boas porradas nele. E a cena do Gollum com o Bilbo em O Hobbit é a mais aterrorizante do livro na minha opinião – e a que realmente faz toda a diferença.

Jack Torrance (O Iluminado)jack torrance

Mais um de O Iluminado (sim, tem outro vilão do mesmo livro mais adiante na lista), mas como não gostar do Jack?! Heeeeeere comes Johnny! Ele é completamente dominado e alucinado. Na verdade eu até tenho pena dele, porque no fundo ele era um cara legal… Mas, bem, ele tinha muitos problemas, principalmente com bebida, e isso o levou a ser dominado pelo Overlook e tentar matar sua família. E, bem, ele é inspirado no King, então não tem como não ter no mínimo simpatia por esse vilão… (e, mesmo quem não gosta do filme, não consegue deixar de imaginá-lo como Jack Nicholson).

bellaBellatrix Lestrange (Harry Potter)

Eu sei que muita gente vai me detestar por dizer isso (principalmente fãs amorosos de Sirius Black, Hermione Granger, Fred Weasley e de Dobby, o elfo doméstico – não me levem a mal, eu adoro esses personagens também), mas eu gosto muito da Bella. Ela é uma personagem incrível e, como eu posso dizer, falha. Ela não é uma vilã perfeita (como Voldemort também não é); ela comete erros e isso a leva ao seu fim, porém ela é louca – deliciosamente maluca – e cruel. Ela é tão louca que é apaixonada por um cara que não sabe mais o que é ser humano – e talvez essa seja a única coisa que eu não goste muito nela, o fato de ela fazer tudo o que faz por causa do cara, porém, ao mesmo tempo, também acho que isso é incrível. Ela é verdadeira justamente por ter essa característica. Rowling sabe mesmo como criar bons personagens.

Parcimonioso (A Coisa)pennywise

Gosto tanto desse palhaço maldito e assustador que até hoje juro para quem quiser ouvir que ele apareceu SIM na Torre Negra – além de protagonizar A Coisa. Não adianta o senhor King desmentir, tem algumas coisas que quero que sejam do meu jeito, não me venha você senhor autor dizer o contrário: era o Penny sim! Para mim o Parcimonioso é um dos vilões mais bem escritos e um dos que metem mais medo nas pessoas, tanto que conheço várias pessoas que têm medo de palhaços por culpa desse cara. Meu único problema com o Penny é o seu final – e começo a notar que sou uma pessoa muito exigente quanto ao final de certos personagens…

CucaA Cuca (Sítio do Pica-Pau Amarelo)

Como não colocar aqui a minha dupla personalidade, a musa inspiradora para minha coluna “A Cuca Recomenda“? Eu adoro a Cuca desde a época que ela dava medo na minha irmã, muitos anos atrás, quando O Sítio do Pica-Pau Amarelo passou na TV. Depois disso, li a obra de Monteiro Lobato e gostei ainda mais dessa vilã malvada e divertida que, além de estar na obra de Lobato, faz parte do nosso folclore – e eu adoro nosso folclore! (E além de tudo isso, a Cuca tem classe!)

O Hotel Overlook (O Iluminado)overlook

Como assim um hotel é um vilão? Sim, meus caros, o Hotel Overlook é um personagem de O Iluminado, na realidade, eu até diria que ele é “O” personagem, o principal nessa história. King até mesmo fez um prólogo para contar a história do Overlook, chamado “Before the Play” (leia aqui). Nesse hotel acontece tudo o que é mais aterrorizante – tão aterrorizante que o próprio King diz que O Iluminado é o único livro que ele realmente sentiu medo escrevendo. Fazer de um hotel um personagem só podia mesmo ser obra do mestre do horror.

O Homem de Preto/ Randall Flagg (A Torre Negra/ outros)

Eu sei que já disse que ele é uma decepção – e ele é mesmo. Mas até eu descobrir isso já estava apaixonada pelo cara. Ele é um personagem super bem escrito, talvez um dos melhores do King, tanto que está presente em vários livros – inclusive na obra-prima do mestre: A Torre Negra. Por muito tempo, ele faz a história da série rodar, isso sem contar nos demais livros que ele aparece. Ele é mau que nem um pica pau, ele é misterioso e ele é louco. Ele tem todas as qualidades de um vilão quase perfeito, não fosse seu final decepcionante.

Dexter Morgan (Dexter)E17TVa

Tá certo que vocês podem até dizer que Dexter não é um vilão: ele é um anti-herói. Eu até aceito isso, mas cá entre nós, o cara é um assassino em série, egoísta até o último fio de cabelo (no livro ele é sim desse jeito, na série até que não), só pensa no próprio umbigo, só quer salvar a própria pele, faz quase qualquer coisa para tanto, sarcástico ao extremo, mente para todo mundo e adora abrir as pessoas com seu kit de faquinhas ginsu. O cara é um psicopata adorável, mas ainda é um psicopata.

voldaoTom Riddle/ Voldemort (Harry Potter)

Aquele-que-não-deve-ser-nomeado! Eu gosto muito do titio Voldão. Ele é o cara que faz as coisas acontecerem em Harry Potter. Mesmo. Mas eu prefiro sua versão jovem e mais esperta: Tom Riddle. Riddle sim era um grande vilão… Riddle era sagaz, inteligente ao extremo, manipulador… E era muito bonito. Depois ele virou o Voldemort e estava indo muito bem até resolver atacar um menininho, um bebê. Porr*, Voldemort, como você pôde ser tão patético? Aí depois o cara resolve que vai deixar o Harry acessar todos os seus planos devido à conexão bluetooth cerebral dos dois. Ah, vá! Por isso eu prefiro o Tom. Mas eu também adoro o Voldemort.

Hook/ Capitão Gancho (Peter Pan)hook

O Hook foi meu primeiro vilão. Ele é nostálgico, ele é um pirata (e eu AMO piratas *_*), ele tem um gancho, ele sofre bullying do pentelho do Peter Pan e ele é tão carente que dá vontade de abraçá-lo. Tudo o que Hook quer é ser amado… Ele nem é uma ameaça de verdade, né, gente? Ele é lindo. Eu quero abraçá-lo com força e dizer que eu o amo! Ah, e só para deixar BEM claro, eu amo o Hook versão pré Once Upon a Time. Eu amo o Hook dos livros e amo o Hook interpretado pelo maravilhoso Dustin Hoffman. É claro que eu adoro o Hook bonitão da série, mas eu já amava o Hook muito antes de ele ter um rostinho bonito.

E quais são os seus vilões favoritos? Confessem nos comentários! Todo mundo ama pelo menos um cara malvado na vida – nem que ele seja literário!

Comments
4 Responses to “Top 10: Vilões favoritos”
  1. Liége disse:

    Oi, Karen! Não pude resistir quando você compartilhou o link no twitter, vim ler e comentar, hehehe. Eu gosto muito do Hook também, principalmente o Hook do Dustin Hoffman, porque esse filme é tudo de bom e faz parte da minha infância com todas as forças. Eu também gosto mais do Tom Riddle do que do Voldemort, pelos mesmos motivos que você citou. Puxa vida, atacar um bebê? Ficar perseguindo um garoto? É demais. Mas, tudo bem, eu também curto o Voldemort.

    Olha, eu tenho tanto, mas tanto medo do Parcimonioso, que tenho medo de palhaços por causa dele. Até hoje. Hahaha!

    Eu também tenho alguns vilões do coração :D. Um deles é o príncipe Nuada de Hellboy 2, outro é o Barbossa do primeiro Piratas do Caribe (eu não gosto dos outros filmes da franquia). Quando eu era pequena eu pirava no Jareth, de Labirinto, hehehe. Outro vilão que me agrada é o Drácula, de Drácula de Bram Stoker. O vampirão clássico, afinal!

    Deve haver outros vilões dos quais estou me esquecendo, mas esses realmente marcaram minha memória.

    Curtir

    • Karen Alvares disse:

      Oi Liége! =D Adorei que você passou por aqui!
      Cara, Hook é tudo de bom, né? O Hook do Dustin Hoffman foi mesmo o melhor, para mim ele é insubstituível. Perdi a conta de tanto que vi esse filme, que delícia encontrar alguém que curtiu tanto quanto eu! =D
      Ah, o Voldemort é patético quase todo o tempo. Aff… ele se perdeu completamente, mas ainda gosto dele. Agora o Tom Riddle sim era um bom vilão. Cara, só de olhar pra ele acho que eu já faria xixi nas calças.
      Penny sempre botando medo nas pessoas. Ele virou tipo um símbolo do horror, né?
      O Barbossa é muito dez! E o Drácula é clássico. Acho que ele inspirou muitos vilões, mesmo alguns que não vampiros.
      Tem coisa mais delícia que vilão? Sem eles não haveria história!

      Curtir

  2. Melissa disse:

    Eu moooooooooooooooorro de medo do Parcimonioso. Inclusive “A Coisa” é o livro que mais senti medo na vida. Sem comentários do tanto que eu apavorei lendo esse livro. Só terminei por teimosia mesmo.

    Eu adoro o Hook também. Acho que em todas as versões ele é ótimo, não tem como não ter simpatia por um personagem tão cativante assim.

    Outros vilões que gosto: o Benjamin Linus de Lost, a Regina de Once Upon a Time, o Tirano de Crônicas do Mundo Emerso e a Fada de A Maldição da Pedra.

    Curtir

    • Karen Alvares disse:

      A Coisa é muito medonho. Mas eu fiquei decepcionada com o final. Mais alguém?
      Ainda acho que o Penny apareceu na Torre e não um irmão gêmeo dele que nem o King tentou nos enganar.
      O Hook é um amorzinho… Pentelho é o Peter, garoto endiabrado, aff.
      Ben Liiiiiiinussss! Esse cara é incrível, eu também o colocaria na minha lista. É que eu tentei me manter nos vilões literários. =)

      Curtir

Deixe um comentário

