Maratona Literária – Conclusão (Sexto e Sétimo Dia)

E chegou o final da Maratona Literária. E aí, gente, conseguiram bater todas as suas metas? Ou ao menos algumas delas?

Resolvi fazer os dois últimos dias no mesmo post – o de conclusão. No sexto dia, sábado, consegui chegar ao Capítulo 45 de Orgulho e Preconceito, mas ainda tinha muito chão pela frente.

Mas hoje, às 11 da noite – ainda em tempo! – consegui terminar o livro e feliz da vida.

Orgulho e Preconceito foi uma delícia de ler. É claro que sou muito chata e exigente, principalmente com romance, um gênero que não é o meu favorito, então sim, há partes que eu achei meio lentas e enroladas, há coisas que não concordo – mas também, tem que se levar em conta a sociedade da época, os costumes e, pensando nisso, o livro é em muitos aspectos, bastante moderno e muito ousado.

Meu personagem preferido certamente foi o Sr. Bennet. Ácido e irônico até o final, ele me divertiu o livro inteiro. Toda vez que ele aparecia eu já esperava coisas boas – e sempre elas vinham.

Nunca desgostei do Sr. Darcy, apesar de quase todos dizerem que ele é detestável no começo. Como o livro se chama Orgulho e Preconceito, já tive a impressão logo de cara que metade do que Lizzie achava dele era preconceito dela.

Ah, e a Lizzie. Ela sempre foi uma personagem interessante, mas no final, quando ela chutou a bunda da velha Lady Whatever, eu dei pulos de felicidade e orgulho. Ela fez exatamente o que eu sempre desejo ver em uma mocinha e, geralmente, elas nunca fazem. Na maior parte das vezes, quando alguém é contra um romance, as mocinhas são estúpidas e ficam se lamentando, aceitando tudo, sendo “boazinhas”. Elizabeth não é assim: ela é decidida em suas opiniões e tem uma língua ferina que é uma delícia de apreciar.

O romance foi delicioso e gradual; e também de maneira gradual me conquistou.

Resumindo: adorei Jane Austen. Fico feliz de ter lido esse livro. Com certeza lerei mais da diva. E agora quero ver as adaptações do livro, principalmente a série, da qual se fala tão bem.

Se alguém quiser saber mais de Orgulho e Preconceito, o Por Essas Páginas recentemente fez um super especial do livro, quando o mesmo completou 200 anos. Vale a pena conferir os posts aqui.

Sobre a Maratona Literária, consegui cumprir duas metas, que eram as minhas prioridades: ler Orgulho e Preconceito e participar de um dos desafios diáriosQuanto a outra meta, que não era minha prioridade, comecei a ler O Senhor das Moscas, mas o livro ainda não me prendeu. De qualquer jeito, vou continuar a leitura dele agora depois da maratona.

Gostei muito da maratona e espero que tenham curtido também. Vocês podem acompanhar a conclusão da maratona lá no Por Essas Páginas. Está rolando também um super sorteio de um mega kit de livros para quem participou, para ler as regras e participar é só clicar aqui, o sorteio está hospedado no Psychobooks. E amanhã tem o resultado de todos os desafios diários simultaneamente em todos os blogs participantes: Café com Blá Blá BláAmount of WordsBookeandoBurn BookPor Essas Páginas e Psychobooks.

E agora ‘bora sair em busca de novos desafios? O negócio agora é escrever, porque comecei um romance novo e agora quero saber mais dele!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: