Balanço de 2012

metas-ano-novoBoa noite, pessoal!

Estava eu por aqui nessa noite quente (tá muito calor!), ouvindo as cigarras cantando, escrevendo, pensando na vida, vadiando na internet, escrevendo, pensando na vida de novo… E fui ler esse post que fiz ano passado, com as metas para o ano de 2012.

Descobri que cumpri apenas e tão somente cerca de 30% das minhas metas. Para ficar um pouco mais triste: eu tinha 6 metas e cumpri apenas 2 delas. Vejam só:

  • Terminar um livro: sim, aquele que eu estou escrevendo no meu insano desafio; OK! 🙂 
  • Terminar a minha fanfic: esse foi meu primeiro grande projeto, uma série que eu escrevo desde os 15 anos, tenho que terminá-la, pois já é uma questão de honra; 😦
  • Publicar o livro de contos do Fórum Not  as a Last Resort: junto com alguns amigos, estamos escrevendo uma antologia de contos, e gostaria de publicá-lo esse ano; 😦
  • Começar um projeto de livro de contos fantásticos com uma querida amiga, a Lucy: esse projeto saiu de uma idéia maluca nossa que tenho muita vontade de fazer, pois é bem diferente; 😦
  • Continuar ou quem sabe, terminar, minha própria antologia de contos de terror: tenho dois contos prontos já, e umas 5 ou 6 idéias anotadas e/ou iniciadas; OK! 🙂 
  • Publicar o primeiro livro: esse que eu estou escrevendo no momento. 😦 Livro Alameda

Um desempenho miserável, eu diria.

O que eu fiz? Terminei meu livro “Alameda dos Pesadelos”, registrei-o e estou tentando loucamente que alguém o publique. Ok, essa última fase era minha última meta do ano e, a meu favor, só posso dizer que isso não é algo que depende exclusivamente de mim. Já mandei o livro para 6 editoras: 2 me recusaram e 4 ainda estou aguardando resposta. Mas ainda pretendo mandar para mais editoras (só preciso de coragem e $ para imprimir!).

Noites_Negras_de_NatalO projeto de contos de terror acabou que foi realizado só no finalzinho do ano e porque a queridona da Melissa de Sá foi a grande idealizadora e incentivadora do projeto: Noites Negras de Natal e outras histórias foi lançado no dia 24/12, véspera de Natal, com quatro contos de terror, sendo dois contos natalinos, dois contos meus e dois da Mel. O livro está à venda no site da Amazon por R$ 2,99 (é possível baixar para qualquer plataforma: PC, celular, tablet e o próprio Kindle). Em breve o livro estará na livraria do Kobo e também por aqui na livraria do blog.

Já o restante dos projetos…

A fanfic era uma questão de honra e minha honra foi por água abaixo porque 2013 está vindo aí e a fic permanece inacabada. Em minha defesa? Bem, essa fic sempre empaca quando eu tenho grandes problemas pessoais. Confesso que 2012 teve várias coisas boas (principalmente literárias), mas foi também o pior ano da minha vida no lado pessoal. Sofri uma perda irreparável e agora isso reflete cada vez mais na minha escrita. Desde então, não consegui pegar na fic… ela não pode ser afetada por esse meu estado de espírito, já que ela foi de uma época bem mais leve da minha vida.

Os contos do Not as a Last Resort foi um projeto que esfriou, mas quem sabe em 2013 não o retomamos? Falta apenas um conto e agora temos os e-books e e-readers, com as maravilhosas plataformas de auto-publicação do Kindle e do Kobo. Grande incentivo, não, amigos?

O projeto com a Lucy não saiu do papel. Lu, vamos retomá-lo? 🙂

Bem, isso foi o que planejei e fiz ou não fiz. Mas várias coisas que não planejei foram realizadas. O inesperado muitas vezes é maravilhoso:

  • Virei colunista: fui convidada pela Vânia (Parceira) para escrever no blog Por Essas Páginas e agora completo o time de blogueiras junto com a própria Vânia, Lucy, Lany e Mi. Lá no blog nós falamos sobre todo tipo de livro, há várias colunas criativas (como A Cuca Recomenda, que só fala de livros nacionais e é a minha coluna! Há!), muitos assuntos legais e promoções;
  • Fui publicada pela primeira vez: A Editora Andross fez uma seleção para novas antologias e cinco contos meus foramDSC01863_1200x900 escolhidos para fazer parte de três antologias: Dimensões.Br -Vol. II (“As bananeiras têm olhos”), Histórias Envenenadas – Vol. II (“O doce sabor do poder” e “Espuma Branca”) e Caminhos do Medo – Vol. II (“A mulher da estrada” e “39º dia”);
  • Fui selecionada em outra antologia… que não deu certo: O meu conto “Gota a Gota”, na verdade uma espécie de prólogo para um livro de zumbis que tenho como projeto, foi selecionado em uma antologia da Editora NerdPress, que infelizmente não foi pra frente. Agora estou à procura de uma editora para esse conto;
  • Ganhei concursos: o primeiro deles foi o Concurso SulInfo de Minicontos, em antologia que ainda será lançada;
  • Fui publicada novamente: dessa vez em e-book, dessa vez pela Editora Adonis, devido ao concurso Cem Palavras Para Deixar Sem Palavras. Não venci o concurso, mas fiquei feliz com a publicação, ainda mais porque estou no livro junto com uma querida amiga e poeta, a Nívia Fernandes (querida Nik!);
  • a dama das ameixasFui selecionada para uma grande coletânea de contos: tive o prazer e a felicidade de ser selecionada em um processo seletivo duríssimo, com grandes autores, da Editora Draco. Meu conto “A Dama das Ameixas” é um dos textos que compõem essa maravilhosa coletânea, em homenagem ao #AnodoDragão e aniversário da editora. O livro já foi lançado em versão digital e a versão impressa será lançada no dia 31/01/2013. Para comprar o livro é só clicar aqui. Além do livro, meu conto também foi lançado em versão solo, na coleção “Contos do Dragão”. Você pode comprá-lo por R$ 2,99 no site da Amazon ou do Kobo;
  • Recebi meu primeiro prêmio literário de grande importância nacional: esse foi um momento muito,DSC02293 muito emocionante, pessoalmente e profissionalmente. Foi com muita surpresa e alegria que fui premiada com o 3º lugar no Prêmio Sesc/DF Rubem Braga de Crônicas. Viajei de avião pela primeira vez, conheci Brasília, conheci pessoas maravilhosas, conversei com escritores fantásticos, ganhei livros, ganhei um troféu (!!!), um prêmio em dinheiro e reconhecimento. Foi inesquecível. Será lançada também uma coletânea do Sesc ano que vem com as crônicas vencedoras e as menções honrosas.

2012: um ano que lembrarei por vários motivos. Alguns muito tristes, outros felizes.

Minhas metas para o ano que vem? Ainda estou pensando nelas. Isso é matéria para outro post.

Mas por hora só quero mais sorrisos em 2013. E claro, vê-los por aqui, comigo, papel e palavras!

DSC01585

Saudade: palavra só nossa, sentimento que só quem tem entende, de tamanho infinito, suavizada pelas lágrimas, curada apenas por abraços…

Comments
4 Responses to “Balanço de 2012”
  1. Nivia Fernandes disse:

    É, 2012 foi metaforicamente o fim do mundo (e ele nem acabou!)… Mas ninguém pode negar que trouxe resultados aos seus pensamentos positivos e boa vontade de lutar pelo o que acredita. Você é uma escritora. Vive isso e mostrou seu talento em contos maravilhosos e no seu livro que vai sim ser aceito por alguma editora. O caminho está só começando, e você está indo longe. Porque merece e está se esforçando para isso!

    O projeto do Resort não foi culpa sua, escreveu mais de um conto, e o último que encalhou foi culpa minha também, que nem terminei quando propus de nós duas escrevermos! Mas agora com essa facilidade em publicar, quem sabe não retomamos com o pessoal, né? Ótima ideia!

    Quanto à fic, o importante é terminá-la como você planeja, e certamente quem lê ficará feliz. É melhor do que acabá-la às pressas. Nesse ano, você leu muito, realizou projetos que nem imaginava assumir. Boas surpresas acontecem, e elas compensaram alguns planos programados, certo?

    Adoro lembrar que estamos em uma antologia juntas! E que a conheci neste ano!!!

    Saudade é um sentimento muito complicado de conviver e administrar… Mas ela só existe quando há amor de verdade envolvido.

    Curtir

    • Karen Alvares disse:

      Foi mesmo metaforicamente o fim do mundo, Nikota… só tu mesmo, uma poeta, para dizer algo assim, totalmente verdadeiro. 🙂
      Obrigada por sempre me apoiar, me ouvir e estar ao meu lado, nas conquistas e nas tristezas.
      Uma das melhores coisas esse ano foi conhecê-la!
      Eu acho que é ótimo retomarmos o projeto do Resort e inicialmente publicarmos na Amazon e no Kobo. Essa auto-publicação deles é uma mão na roda!
      Boas surpresas acontecem sim… espero que esse ano seja de coisas boas, pois 2012 foi carregado.
      Você tem razão sobre as saudades… é um sentimento um pouco melancólico, mas também é bom. Como você disse, é uma palavra que subentende amor.
      Que 2013 venha com o melhor para nós, minha amigona linda! 🙂

      Curtir

  2. Que ano foi esse, viu. Mas o importante é que você venceu. Estou muit orgulhosa de você e das posturas que tomou nesse ano, mesmo frente às situações mais difíceis.

    Parabéns pela coragem de se assumir como escritora e correr atrás do que quer. Isso, no fim das contas, é o mais importante. 🙂 O resto vem o com o tempo.

    Ah, e vamos animar o povo aí pra continuar a antologia de contos! Vamos começar umas mega revisões e fazer um ebook lindão!

    Curtir

    • Karen Alvares disse:

      Obrigada, Mel. Só tenho a agradecer a pessoas como você, amiga em todos os momentos, parceirona. 🙂
      Confirmo o que disse pra Nik ali em cima, conhecer você esse ano foi uma das coisas muito boas que aconteceu.
      Vamos animar nossa antologia! Já vimos que dá certo publicar na Amazon! 😀

      Curtir

Deixe um comentário