15 mil palavras em um mês

Por Karen

Escritor precisa mesmo é de disciplina. Ponto Final.

O problema é que às vezes é meio difícil conseguir isso, né? A gente até quer, mas todo mundo tem sua vida, tem casa, marido, família, escola, trabalho, videogame, praia, amigos… preguiça! É verdade, essa daí é uma danada… Enfim, então por esses dias a querida amiga e Parceira Vânia do Por Essas Páginas e do Viajando Sem Dinheiro me passou esse site. O site é o National Novel Writing Month, ou simplesmente, NaNoWriMo.

Esse é um projeto americano (mas qualquer um pode se inscrever) em que as pessoas aceitam o desafio de escrever em um mês um livro de 50.000 palavras. Muito? Pouco? Nós achamos que era muito para um mês. Quer dizer, nós e alguns autores que comentam o projeto e dão dicas aos aspirantes a escritores. Será que é possível escrever algo de qualidade, 50.000 palavras de qualidade, em 30 dias? Autores conceituados como Jonh Green dizem que não. Sinceramente, não parece ser possível mesmo. Você pode acabar escrevendo 50.000 palavras que deteste, ou ter que reescrever isso tudo, e tudo mesmo, não apenas o reescrever habitual  de uma obra.

Mas o que eu achei mesmo interessante na proposta é a disciplina que ele impõe. Escrever todos os dias, sempre, sem protelar. Por pelo menos, sei lá, 1 hora do seu dia, sentar a bunda na frente do computador (agora é sempre o computador, mas sabem que às vezes eu escrevo no papel, em um caderninho? É bem legal!) e escrever. Algumas palavras por dia, uma meta por dia.

Eu e a Vânia vamos tentar. Só que alteramos um pouco as regras e desenvolvemos desafios próprios. As minhas regras, que eu mesma elaborei, são essas:

– 15.000 palavras em 30 dias;

– Vale escrever qualquer coisa (menos Bula, que nem disse para mim Mário Prata). Ou seja, para mim, vale escrever livro (eu tenho três projetos de livros…), contos (eu estou trabalhando em dois contos no momento e revisando outro), crônicas (às vezes eu faço isso quando preciso desabafar pra mim mesma) e, não fiquem tristes, meus leitores mais antigos, porque vale fic também! Ou seja, a CdE não vai ficar esquecida no desafio, ela conta.

Aliás, estou pensando em fazer dias, sei lá… Segunda é dia de zumbi, terça de pirata, quarta de Harry Potter hahahaha…

Ok, passou o devaneio, vamos voltar às regras.

O desafio vai durar um mês, do dia 1 de novembro ao dia 30 de novembro, e postaremos nosso progresso nos blogs (eu aqui, e a Vânia no Viajando Sem Dinheiro semanalmente). E para ter mais emoção, nós bolamos algumas recompensas e, claro, castigos, para quem ganhar e quem perder.

Quem ganhar, ganha um banner feito pela outra para postar em seu blog, provando que conseguiu fazer seu desafio.

Se uma ganhar e a outra perder, quem perdeu dá para a outra um livro.

Quem perder tem que usar no avatar do seu blog uma foto com nariz de palhaço por uma semana!

Bem, pessoal, é isso aí. Torçam por mim para que eu não fique com cara de palhaço (só se for o Pennywise, do Stephen King em A Coisa, que tal? *risada maligna*). Para quem quiser conferir o desafio da Vânia, cliquem aqui para ler o post dela.

Ready? Fight!

Comments
8 Responses to “15 mil palavras em um mês”
  1. Vania disse:

    Minha querida Parceira… IT’S ON!!!!

    Vamos que vamos que vamos hahaha! Boa sorte!!!! Espero que a gente consiga cumprir nossa meta, e que esse seja apenas o primeiro passo rumo à nossa disciplina!!!

    BRING IT, MY FRIEND!

    Curtir

    • Karen Alvares disse:

      Parceirinha, it’s ON!!!
      Semana que vem já! E vamos nessa! Boa sorte pra nós duas, que não fiquemos com nariz de palhaça e como você disse, nosso primeiro passo para disciplina e coisas maiores em nossa carreira, hein?
      Tô adorando fazer esse desafio com você!

      Curtir

  2. Lany disse:

    Aeee IT´S ON!
    Adorei esse desafio que você e a Ily fizeram! E eu vou acompanhar e quero ler tudinho o que vocês escreverem hein? Fico muito feliz de fic também contar, porque sabe como é, está difícil achar fics boas de Harry Potter por aí!
    Apesar do meu lado Sonserino dizer que iria ser MUITO engraçado se vocês tivessem que usar foto com nariz de palhaço, meu lado Hufflepuff deseja toda a sorte para vocês! E eu espero realmente que as duas ganhem, porque aí serão várias coisas para ler! *-*

    Curtir

    • Karen Alvares disse:

      O desafio ficou bem legal, né, Lany! Fiquei feliz que gostou, e o de vocês também é bem difícil, eu vi no blog da Parceira… e que castigo, hein? hahaha 🙂
      Pode deixar que vamos fazer fics. Eu tô planejando escrever mais da minha fic antiga e também fazer o desafio do fórum.
      A idéia do nariz de palhaço foi minha, lado sonserino falando mais alto! Eu ia botar o mês todo, mas a Parceira disse que uma semana tá bom, nariz de palhaço no natal não dá, né?
      Também estou torcendo para nós duas atingirmos nossas metas, apesar do Haddouken na Parceira na foto!

      Curtir

  3. Melissa disse:

    Ai que legal!!! To ansiosa pra ver o que vocês vão escrever.

    *pensando em começar um troço tipo esse também*

    Curtir

Deixe um comentário

