Conselhos para Escritores

Por Karen

Encontrei um twitter (e depois um site) muito interessante esses dias. Ele se chama Advice To Writters, ou em bom português, “Conselhos para Escritores”. Há várias frases, geralmente de autores célebres, sobre escrever. Logo me saltou à vista essa frase:

“The best way is always to stop when you are going good and when you know what will happen next. If you do that every day when you are writing a novel you will never get stuck.”

ERNEST HEMINGWAY

Em tradução aproximada:

A melhor maneira é sempre parar quando você está indo bem e quando você sabe o que vai acontecer em seguida. Se você fizer isso todos os dias quando está escrevendo um romance, você jamais ficará preso.

É interessante ver como cada autor fala sobre o famoso bloqueio, não? Outro dia minha amiga e Parceira, Vânia, comentou uma frase de um dos autores preferidos dela, Jonh Green, e o mesmo disse algo como “Eu não sei o que é o bloqueio, porque escrever é minha profissão. Então, se eu não consigo prosseguir com uma história, eu passo para outra e para outra…”

Duas visões bem interessantes sobre o mesmo problema, não é?

Bem, de qualquer maneira, como eu estava parada em uma história, essa mesma Parceira, me deu um desafio: uma história pequena, em que exista uma obcessão (saudável ou ruim), e haja um segredo. Bem, eu tive um esboço vermelho de idéias, e ontem aqui estava eu, pesquisando sobre réis e fazendo conversão de reais em réis.

Em uma próxima eu falo mais sobre o conto. E a personagem que eu conheci ontem. Guadalupe.

Anúncios
Comments
5 Responses to “Conselhos para Escritores”
  1. Melissa disse:

    Eu não sabia que você tinha um blog!

    Engraçado, as duas citações fazem perfeito sentido!

    Bem, o meu problema realmente é tempo para escrever. Infelizmente minha vida acadêmica rouba meu tempo e minha sanidade para fazer qualquer coisa criativa. Se bem que isso é desculpa. Se eu soubesse separar meus horários direitinho, imagino que seria possível… Quem sabe no futuro, né? enquanto isso fico ressucitando os mortos da gaveta. rs

    Curtir

    • Karen Alvares disse:

      Eu criei faz pouco tempo, Mel!
      Adorei as duas citações. Elas se completam! Esse site que eu indiquei é ótimo, sempre tem que algumas gotas de sabedoria sobre escrever de vários autores!
      Ah, eu entendo como é. Realmente tem uma época da vida que fica difícil encontrar tempo e mente para escrever. Eu acho que agora que eu melhorei, porque antes minha vida tava louca demais para qualquer coisa. Mas andou me dando umas vontades, e eu andava com um caderninho para escrever quando aparecia tempo. Isso é ótimo, porque te lembra todos os dias que deve fazer aquilo. Eu escrevia de pé na fila do fretado ou na hora do almoço!

      Curtir

  2. Vania disse:

    Agora eu não sei se foi o John Green que falou ou se foi o Neil Gaiman haha mas sei que pra mim faz sentido. O que tenho notado é que ando tendo várias ideias e começo a escrevê-las separadamente, mas no final elas se juntam e eu percebo que começa a fazer mais sentido e tudo mais. Mas acho que a dica mais importante é escrever sempre e sempre e sempre mesmo né!

    Curtir

    • Melissa disse:

      Pois é. Tem que ser um hábito.

      Curtir

    • Karen Alvares disse:

      Nossa, e sabem que está fazendo muito sentido para mim também? Mas no meu caso, as idéias não estão se fundindo. Eu estou com várias histórias começadas. Mas no meu caso, eu acabo escrevendo uma ou outra em dias diferentes, quando eu estiver com humor para uma ou outra…. O bom é que tem dias que você está querendo ser assustador (bem eu tenho esses dias! rs), tem dias que eu quero viajar em mundos fantásticos, outros apenas contar uma história normal. O bom é que aí você pode escolher o que quiser, como escolhe um livro para ler! Mas o importante é o que vocês duas, Parceira e Mel, disseram… escrever sempre sempre sempre… o hábito é importante! Lembrei do que o Mário Prata disse para mim (em pessoa!): Leia tudo – menos Bula – Escreva tudo – menos Bula!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: